quinta-feira, 21 de novembro de 2013

EU NÃO TERMINAREI ESTA VIAGEM - PARTE II


Nas amplas avenidas do 7° arrondissement (subdistritos administrativos) encontram-se mansões imponentes, embaixadas e alguns dos maiores monumentos da cidade.

A Torre Eiffel foi iniciada em janeiro de 1887 e concluída em março de 1889, totalizando 2 anos, 2 meses e 5 dias de trabalho para juntar 18 mil peças de aço usando-se 2,5 milhões de rebites. Contou com a participação de 50 engenheiros e 132 operários. Desafiando todos os presságios foi erigido o símbolo por excelência de Paris. Números astronômicos e significativos para um monumento construído para ser provisório a ser desmontado em 1909, fato este que nunca ocorreu já que a torre equipada com instrumentos meteorológicos e de rádio prestava excelente auxílio aos serviços militares.



Na 1° Guerra Mundial, o telégrafo instalado na torre interceptou mensagens dos inimigos ocasionando a prisão da espiã Mata Hari.

Na 2° Guerra Mundial, Hitler foi a Paris, dentre outros propósitos, disposto a ser filmado no alto da torre tendo a cidade a seus pés, não teve este prazer, funcionários cortaram os cabos dos elevadores e sem intenções de galgar as escadarias coube a ele se contentar em ser filmado no Trocadero, com a torre ao fundo. De qualquer forma, os parisienses tiveram que conviver com uma enorme bandeira nazista no alto dela até a libertação. Desde sua libertação até o final da guerra, a torre foi utilizada para comunicação entre as tropas aliadas na Europa.


Serviu também de base à rádio civil e como torre de transmissão de televisão.Chegou a tornar-se um monumento publicitário para André Citroen que a revestiu com luzes enaltecendo o nome de sua indústria.


Suas histórias são por vezes inusitadas, foi vendida por 2 vezes na década de 20 pelo estelionatário Victor Lustig.


Local de manifestantes de todo gênero, inclusive suicidas, fato este tão recorrente que lhe valeu o apelido de Torre dos suicidas, não se contam menos de 344, por isso as atuais e providenciais redes de proteção.


Enfrentou a queda de um raio em 1902, bem como a ordem de demolição dada por Hitler em 1944, antes da entrada dos aliados em Paris.


Desde que foi construída foi repintada 18 vezes, a cada vez 50 km de cabos de segurança, 2 hectares de tela de proteção, 60 toneladas de tinta e a mobilização de 25 pintores, 1500 pincéis durante 1 ano. As tintas variam de escuras no topo para claras na base para que seja vista com um tom só, considerando que o céu é mais claro e o chão escuro.


Abre diariamente com horários que variam conforme a estação, no inverno: 9:30 às 23:45hs para os elevadores e 9:30 às 18:30hs para as escadas. No verão, 9 às 0:45hs para os elevadores e 9 às 0:30hs para as escadas. A entrada é paga.


1° Andar
Fica a 57 metros de altura.
2° Andar
Fica a 115 metros de altura, aqui encontra-se o restaurante Jules Verne.
3° Andar
Fica a 324 metros de altura conforme as condições climáticas é possível avistar até um raio de cerca de 65km. Aqui fica o salão Gustave Eiffel, réplica da sala original e uma loja de presentes.













Nenhum comentário: