terça-feira, 2 de agosto de 2011

ÁRVORES INUSITADAS


As árvores são poemas dignos de admiração. Em Los Angeles nos deparamos com estas cujas raízes pareciam expostas, verdadeiros monumentos brotados ao longo do asfalto...

"Óh Senhor da Vida, rega de chuva as minhas raízes."- Gerard M. Hopkins


Em Santa Mônica esta única árvore, de tronco seco, parecia querer voltar ao chão e renascer, múltipla, tenaz, persistente em existir.

"Ame o lugar a qual você conheceu seres eternos"- Eduardo Galeano.






Em Santa Bárbara esta árvore assemelhou-se a um neurônio tamanhas ramificações e, nos revelou os mistérios dos nascimentos incessantes.

"Há quem passe pelo bosque e só veja lenha para fogueira"- Tolstói


Em Carmel esta em seu tom de verde, compôs cenário e nos arrebatou. Descobrimos que alguns corações são verdes, vivos, claros e igualmente palpitantes...

"Às vezes chove e te amo.
 Às vezes sai o sol e te amo.
 Sempre te amo."



Ainda em Carmel, que tal esta penteada pelo vento? A favor do vento esta sobrevivente flexível.

"A neve e as tempestades matam as flores, mas nada podem contra as sementes"- Gibran Khalil Gibran



Em Monterey . De árvore em árvore, um exagero, sem exagero é a natureza com mania de grandeza.

" E tudo o que falta será azul,
 e o que já necessita é florescer."- Pablo Neruda


Amo pistache e não tinha a menor idéia de como era sua matriz em Big Sur graciosa e gratuitamente a estrada me mostrava o caminho...

"Homem do asfalto, desses que acreditam que os tomates nascem no prato e ficam zarolhos quando veem um frango cru caminhando..." -Eduardo Galeano


Yosemite National Park, árvores presas em pedras, bosques explorados e a explorar, a natureza aqui é sublime. O ar tem cheiro, o vento canta os rios correm, animais caçam.

"A luz grita, o ar baila, onde a vida se atordoa e esquece o pouco que dura e o muito que dói."- Eduardo Galeano 



Ainda em Yosemite, mas mais precisamente em Mariposa Grove, o bosque das Sequóias Gigantes, cheias de anos.  Erguidas para sempre. Nasceram há milhares de anos mas nascem de novo cada vez que alguém as vê.

Aqui o tempo passa devagar algumas têm inacreditáveis 3 mil anos, se aferram a vida e são incríveis fontes de assombro e mistério. O guia nos disse: "Levam 800 anos para alcançar a maturidade". "Algumas sofreram 200 anos de secura... justo elas que precisam de uma quantidade gigante de água".

"Muitas sobreviveram há inúmeros incêndios, raios, e tantos e todos os contratempos da natureza. E continuam de pé, produzindo pinhas; cada pinha contém cerca de 200 diminutas sementes e cada árvore produz aproximadamente 1000 pinhas".

"Não morrem de velhas, a Monarca caída há 800 anos não apodrece por fungos ou pelo tempo, se mantém intacta". Só posso me valer das próprias palavras de nosso guia que agradecido pela companhia no passeio se referiu à nós (encantados turistas) na despedida:  

"Espero que vocês que tenham vindo com um pouquinho de curiosidade saiam com um pouquinho de espiritualidade". Mas isto é maravilhoso!


"As sequóias de Sierra Nevada chegam a medir aproximadamente 94 metros de altura e supera os 12 metros de diâmetro basal". "Em volume total as sequóias gigantes são os seres viventes mais volumosos que se conhecem."

"Se eu vi além dos outros, é porque eu estava sobre o ombro de gigantes".- Isaac Newton



Faithful Couple ("Casal Fiel"): "Aqui, duas árvores grandes se fundiram na base mas permaneceram perfeitamente separadas na parte superior."

Algumas vão demorar um milhão de anos até se tocarem. Não têm pressa. Aqui o tempo passa devagar, até pára.

"Eu nunca vi uma árvore descontente. Elas agarram o solo com gosto e com rapidez formam raízes."- John Muir (um dos defensores e amantes das sequóias gigantes de Mariposa Grove)


"Bordeando o caminho há numerosas sequóias jovens que se distinguem por sua folhagem de escamas redondas superpostas, característico perfil cônico e caule suave e esponjoso."

"Uma criança perguntou a uma senhora de idade se ela era jovem ou velha. 'Minha querida', respondeu ela, 'sou jovem há muito, muito tempo! Que resposta maravilhosa."-H. Jackson Brown Jr


Clothespin Tree: "Numerosos incêndios talharam um túnel natural mais largo que um carro. Aqui o tamanho engana, de modo que deverá acercar-se e situar-se no claro do bosque". Se repararem na foto há 2 indivíduos adultos ao pé desta gigante.

"Há mais aqui do que os olhos vêem"- Lady Murasaki



Torres  Majestosas. Inigualáveis. Terra de gigantes...

"O Talmude nos diz que 'cada folha de grama tem o seu Anjo que se curva sobre ela e sussurra: 'cresce','cresce'. E nós também temos"- anônimo







"Outras árvores seguramente formarão a próxima 'Faithful Couple' ("Casal Fiel"), dentro de uns 500 anos". Pressa de quê?

"Se vocênão se atrasar demais, posso te esperar por toda minha vida."- Oscar Wilde



Acredite em milagres. Interrompa sua incredulidade.


Os milagres estão esperando em todos os lugares


"Tudo pode mudar num piscar de olhos. Mas não se preocupe: Deus nunca pisca."- Regina Brett


Fallen Monarca: "Os biólogos suspeitam que esta árvore caiu há vários séculos. O ácido tânico da madeira inibe o desenvolvimento inicial de fungos e bactérias e essencialmente demora a decomposição de uma sequóia caída."

"Prolongue o prazer de estar vivo".




The Bachelor and Three Graces ("O Solteiro e as 3 Graças")

Assim como estas árvores "Aspire viver cercada apenas pelas coisas que ama apaixonadamente".



Os incêndios "naturais ou prescritos" são bem vindos.

Descobriram que a adversidade serve para mostrar que a natureza é uma mentora paciente e sábia. "as pessoas, em um esforço bem intencionado em proteger o bosque, começaram a prevenir os incêndios naturais.

Porém, notaram  que rapidamente começaram a expandir-se pelo solo do bosque árvores que eram tolerantes a sombra  e que reduziam a entrada da luz solar (essencial para as sequóias), competindo com elas pela umidade e cobrindo o solo mineral com restos vegetais.

 Às sequóias se lhes foi então impossível estabelecer-se e prosperar."

Os incêndios causados por relâmpagos são os únicos que reduzem a competência de outras árvores de folhas perenes e, deixam sobre o solo mineral uma fina capa de cinza rica em nutrientes.

Ademais, o calor do fogo resseca e abre as pinhas verdes das árvores maduras de sequóias e isto produz uma chuva de sementes novas que cai sobre uma cama de semeadura perfeitamente preparada. 

Esta dependência dos incêndios naturais para a reprodução das sequóias não se conheceu até princípios da década de 1960 onde já havia se acumulado no bosque o equivalente a 100 anos de restos vegetais secos sem queimar, produzindo um enorme acúmulo de material vegetal combustível. 

Para reduzir este acúmulo de material combustível e estimular a reprodução das sequóias gigantes o Serviço de Parques Nacionais começou a realizar uma série de queimadas controladas e monitoradas salvaguardando com isso de ocasionar intenso fogo que se proliferaria e destruiria estas árvores gigantescas e centenárias. 

"Qual a diferença entre a realidade e a ficção? A ficção tem de fazer sentido"- anônimo.



Telescope Tree: Esta árvore incrível, inteiramente oca devido a um incêndio segue viva e produzindo sementes viáveis. Exemplo notável de resistência e vida!

"Tão boas que florescem do mesmo modo e tem o mesmo sorriso antigo que tiveram para o primeiro olhar, do primeiro homem que as viu aparecidas e lhes tocou levemente para ver se elas falavam." - Fernando Pessoa



"A natureza jamais nos entrega dádivas mofadas, pois o que cria tem sabor de eternidade"- Isaac B. Singer


Wawona Tunnel Tree: "Ninguém sabe quantos milhões de visitantes atravessaram de carro esta árvore entre 1881, ano em que se talhou o túnel, e 1969 que é quando caiu devido ao peso de um acúmulo recorde de neve. Debilitada pelo buraco enorme aberto em sua base, pode ser que tenha morrido 1000 anos antes do devido.

Porém os contos e as fotos sobre esta nobre gigante viajaram ao redor do mundo e contribuíram sem dúvida para salvar a suas outras irmãs do bosque."

"Jardins Secretos...guarde dentro do coração um lugar tranquilo e secreto para onde possam ir os seus sonhos."- Louise Driscoll


Galen Clark Tree: "Assim nomeada em honra à pessoa que tanto fez para proteger estas sequóias. Em 1857, Clark ingressou neste bosque pela primeira vez, provavelmente seguindo a trilha que você vê diante de você. Ficou tão impressionado que dedicou o resto de sua vida a guiar os visitantes entre estas maravilhas e exortá-los a que as protegessem. Junto com John Muir, Galen Clark teve um papel decisivo na preservação de Yosemite". 

Embora a contragosto de que tão linda árvore levasse seu nome, após sua morte fizeram dela um recordatório vivente digno de seu devotado protetor.


Grizzly Giant: É uma das maiores árvores de Mariposa Grove e sua idade estimada é 1800 anos...


Grizzly Giant tem 64 metros de altura...


Grizzly Giant tem 2 metros de diâmetros...


Obrigatoriamente você ajoelha-se para ver Grizzly Giant.


"Lying down at the foot of the pedestal of the Grizzly Giant for an hour, seeing and hearing invisible and inaudible things, a plague on the bloke who blunders into my dream with, 'Half a million feet of lumber in that tree, sir!'. Is that all there is to that tree? I assure you, my friend, that I can see vastly more in it if you will but leave me alone"- J. Smeaton Chase


Obrigada nobres senhoras deste bosque encantado diferente de vocês para nós seres humanos, nos dizeres de Machado de Assis: "Os adjetivos passam e os substantivos ficam", ainda assim agradeço-lhes por me permitir desfrutar dos sabores e do frescor do que realmente é eterno


"Não basta abrir a janela para ver os campos e o rio.
 Não é bastante não ser cego para ver as árvores e as flores."
 Alberto Caeiro



Ainda em Yosemite, mas não mais em Mariposa vimos árvores altíssimas, aos pés destas um casal de adultos sentados. Ilhas de perfeição...


Novamente o verde brotando em pedras, novamente uma pessoa tal qual diminuta formiga, a natureza acentuando vida e proporção.


"Somos sempre levados para o caminho que desejamos percorrer."- Sêneca

E Yosemite é mágico qualquer que seja o caminho escolhido!


Esta árvore rebolava docemente pelo caminho...

"Um excesso de vez em quando é ótimo. Impede a moderação de se tornar um hábito"- William Maugham


"Quem anda atento ao caminho 'chega' o tempo todo."- Thich Nhat Hanh (monge vietnamita)


Olha filha "Deus está nos detalhes".


"Eu diria do amor que o amor é reto
 que o asfalto do amor acaba
 mas o amor continua desbravando o mato."- Martha Medeiros


"O mundo por um instante é exatamente o que meu coração pede" Clarice Lispector. Tudo estava ali.


Em São Francisco, um corredor verde acentuava a passarela...


Ainda em São Francisco, a beira mar, aos pés da Golden Gate, Golden Trees, moldadas pelas intempéries do vento nos ensinam: "Das consequências de se estar vivo você não escapa"- Martha Medeiros


"Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania. Depende de quando e como me vê passar."- Clarice Lispector


E sim, há luz no fim do túnel.


Algumas árvores são misteriosamente lindas...


Alguns caminhos saem dos sonhos e se despontam na realidade.


E em New York  caminhos reais se despontam em sonhos. 
Igualmente lindas e urbanas.



Doces árvores do caminho..."tão no alto estão que caminham empurrando nuvens", obrigada pela máxima ao me mostrar que o céu fica mais perto que o mundo.

Um comentário:

Rachel Marques Ferreira disse...

Lindo Ana!!! sempre uma emoção ler os seus posts !!!